Com o passar dos anos, as veias podem perder elasticidade, as válvulas que ajudam a direcionar o sangue para o coração podem se enfraquecer, e a circulação torna-se menos eficiente. Esses fatores aumentam o risco de desenvolver varizes e intensificam os sintomas em idosos.
Por que as varizes em idosos merecem atenção especial?
Além de causar desconforto, como dor, sensação de peso e inchaço nas pernas, as varizes podem trazer complicações mais sérias. Entre elas estão a tromboflebite, úlceras venosas e até mesmo trombose venosa profunda. A pele mais fina e frágil do idoso também pode estar mais suscetível a feridas e infecções nas áreas afetadas.
Como cuidar das varizes em idosos?
O primeiro passo é procurar um cirurgião vascular para uma avaliação completa e bem detalhada. Há opções de tratamentos modernos e seguros, como a escleroterapia com espuma, o laser transdérmico e o Endolaser.
Além disso, podem ser indicadas medidas preventivas, como o uso de meias de compressão, prática de exercícios físicos leves e elevação das pernas.
Esse cuidado é essencial para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida. Aliviar os sintomas e restaurar a saúde das pernas contribui para mais conforto, mobilidade e independência!
Saiba mais sobre a Escleroterapia, laser transdeémico e o endolaser.