Infelizmente, existem vários tabus e equívocos associados ao tratamento das varizes que podem impedir as pessoas de buscar ajuda adequada.

Separei alguns dos principais:

1. Não adianta tratar as varizes, pois elas sempre voltam: As varizes tratadas NÃO voltam. O que pode acontecer são as veias que antes eram saudáveis e passam a apresentar problemas.
  2. A cirurgia de varizes precisa de um tempo demorado de recuperação? Hoje em dia, a cirurgia de varizes evoluiu significativamente. Procedimentos minimamente invasivos requerem pouco tempo de recuperação e permitem que os pacientes retornem às suas atividades normais rapidamente.
  3. Fiz ultrassom e não mostrou nada:
    É importante entender que o ultrassom é um exame operador-dependente, o que significa que a qualidade dos resultados depende da habilidade e experiência do profissional que o realiza. Muitas vezes, a presença de varizes pode não ser detectada em um exame de ultrassom mal realizado.
  4. Se fizer cirurgia de varizes, vou ter trombose? A cirurgia de varizes é realizada com cuidado e sob rigorosa segurança, minimizando o risco de infecções ou trombose. Além disso, são realizadas medidas preventivas para reduzir ainda mais o risco de complicações tromboembólicas.
  5. Quem tem varizes vai ter que usar meias elásticas para sempre? As meias são indicadas principalmente de forma profilática, terapêutica ou para prevenir trombose em viagens longas e pós-cirurgia, por exemplo. O tempo de uso depende de cada condição e como é inserida no tratamento de forma global.

Confie sempre em fontes seguras para saber mais sobre as varizes e consulte um cirurgião vascular para obter orientações personalizadas.