É muito comum receber pacientes com varizes grossas e com a pele já manchada. Esse escurecimento, geralmente em uma tonalidade amarronzada ou acastanhada, é uma consequência direta da presença prolongada de varizes.
Mas, Como Ocorre o Escurecimento da Pele?
Nas varizes mais grossas e antigas, o sangue que se acumula nas veias pode começar a vazar para os tecidos circundantes. O ferro presente no sangue, um componente natural dos glóbulos vermelhos, é então depositado na pele. Com o tempo, esse ferro estimula a produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele, resultando em manchas escuras.
Muitas vezes, essas manchas já estão presentes antes mesmo do início do tratamento das varizes. Após a realização dos procedimentos para remover as veias doentes, é possível que ainda restem algumas dessas manchas escuras temporariamente. Isso pode levar a uma impressão equivocada de que o tratamento piorou ou causou o escurecimento, quando, na verdade, essas manchas são resíduos de um problema já existente.
O tratamento precoce é essencial para manter não apenas a saúde das suas veias, mas também a aparência saudável e uniforme da sua pele.