O tratamento da safena doente, principalmente em casos de histórico familiar de trombose, é uma preocupação frequente, pois a condição aumenta o risco de algumas complicações, como a trombose venosa profunda (TVP).
Hoje, contamos com uma técnica moderna e avançada para atuar nesses casos de forma minimamente invasiva e segura: o Endolaser.
O procedimento envolve a introdução de uma fibra laser através de um pequeno acesso na perna, guiado por ultrassom, até a safena. Uma vez posicionada, a fibra laser emite energia de laser, que é absorvida pela parede da safena, causando o fechamento e o colapso da veia doente.
A principal vantagem do Endolaser é que não é necessário fazer grandes incisões na perna, como na cirurgia tradicional de remoção da safena. Isso reduz significativamente o risco de complicações, como a trombose venosa profunda (TVP), especialmente importante em casos de histórico familiar de trombose.
O tratamento é seguro e os pacientes podem retornar às suas atividades normais em pouco tempo, com uma recuperação mais rápida e menos desconforto em comparação com a cirurgia tradicional.