Quem tem varizes sabe que a condição vai além de uma questão estética, elas também apresentam sintomas desconfortáveis e dolorosos.
A prática frequente de atividade física melhora significativamente a circulação sanguínea, ajudando a aliviar esses sintomas.
Separei algumas das melhores opções:
A natação e a hidroginástica: A água fornece uma resistência natural sem impacto, o que é excelente para fortalecer os músculos das pernas sem sobrecarregar as articulações. Além disso, a pressão hidrostática da água ajuda a reduzir o inchaço e melhora o retorno venoso das pernas para o coração. Além disso, estimula a circulação sanguínea sem causar estresse adicional às veias já comprometidas.
Musculação: Exercícios de baixa intensidade que focam em fortalecer os músculos da panturrilha podem ajudar a bombear o sangue de volta ao coração. É preciso ajustar a intensidade e o peso para evitar pressão excessiva nas veias.
Caminhada: Este exercício de baixo impacto ajuda a fortalecer as válvulas venosas, melhorando a circulação sanguínea. A caminhada promove a saúde cardiovascular e ajuda a manter o peso, o que também reduz a pressão sobre as veias das pernas.
Mas, atenção: cada pessoa tem necessidades e limitações diferentes, portanto a indicação da atividade mais adequada para você deve ser feita após uma avaliação completa com um Cirurgião Vascular.
Apesar dessas sugestões serem seguras e benéficas, é fundamental que a escolha da seja feita de forma personalizada e após uma avaliação detalhada de um Cirurgião Vascular.