Cuidar das varizes é essencial em qualquer idade, mas após os 60 anos, esses cuidados devem ser redobrados. Com o envelhecimento, o corpo passa por várias mudanças que podem agravar a condição das varizes se não forem tratadas adequadamente.
Nessa faixa etária, a pele já vem sofrendo com a perda de elasticidade e firmeza, tornando-se mais fina e frágil, aumentando a vulnerabilidade a danos e complicações decorrentes das varizes, como úlceras venosas e infecções.
A perda de massa muscular é outra preocupação. Os músculos desempenham um papel essencial no auxílio ao bombeamento do sangue de volta ao coração. Com a diminuição da massa muscular, esse processo pode se tornar menos eficiente, exacerbando os problemas circulatórios e a formação de varizes.
As complicações decorrentes das varizes, como flebite, trombose e úlceras, tendem a se desenvolver mais rapidamente em pessoas com mais de 60 anos. Se não tratadas, essas complicações podem levar a problemas de saúde mais graves e diminuir significativamente a qualidade de vida.
É um mito achar que nessa idade as varizes não podem ser tratadas. Pelo contrário, é ainda mais importante realizar o tratamento para evitar complicações. Os tratamentos são seguros, eficazes e permitem uma recuperação rápida!