INCHAÇO NAS PERNAS

Você já sentiu que, após um dia cansativo, suas pernas incharam? Essa situação, geralmente, está relacionada a toda a carga e atividades que você realizou durante todo o dia.

Em alguns casos, o inchaço pode ser o sinal de que o seu corpo está passando por algum problema. Trombose, problemas na circulação e doenças que afetam órgãos importantes do corpo são algumas das patologias que podem estar associadas ao inchaço.

O que é inchaço?

Caracterizado pelo excesso de líquidos tecido celular subcutâneo (a gordura), o inchaço (também conhecido como edema) é composto por uma série de proteínas plasmáticas e sais que estão presentes no organismo.

De onde vem esse líquido? Do próprio corpo! O ser humano tem de 60 a 70% do seu organismo composto por água, desses 5% estão nos vasos e 15% nos tecidos. Quando há um quadro de edema, significa que a quantidade de líquido na gordura está acima do normal.

Por isso, ele é um sintoma que se desenvolve gradualmente, é visível e fácil de identificar. Na maior parte dos casos, o inchaço manifesta-se em regiões bem específicas, como pernas, pés, mãos, braços e barriga, e mantém-se por lá.

No entanto, esse quadro pode se espalhar para outras áreas do corpo e é aí que você precisa redobrar sua atenção!

Causas do inchaço

O inchaço pode ser desenvolvido por diversos motivos e há duas classificações para falar sobre essa condição: o inchaço restrito e o inchaço disseminado.

Inchaço restrito (localizado)

O inchaço restrito acontece quando está localizado especificamente em um membro, ou em parte dele. Geralmente, está associado a quatro situações principais:

• Coágulo presente em uma veia mais profunda, situação que pode estar relacionada a diversas patologias. Nesses casos, ter um tratamento eficaz é fundamental para evitar que esse coágulo migre até o pulmão (causando uma embolia pulmonar);
  • Celulite infecciosa, que promove um processo de infecção nas partes mais internas dos tecidos ou de um músculo e, por consequência, ocasiona o inchaço;
  • Obstrução de um vaso linfático (vasos responsáveis por drenar os tecidos), situação que não é muito comum quando falamos sobre inchaço. Ela pode ser causada por uma pressão nos vasos (geralmente ocasionada por um tumor) ou por um parasita. O mais comum é uma mal funcionamento do sistema linfático, situação esta bem frequente;
  • Alergia, que comumente provoca inchaços em locais muito específicos (como os lábios ou outras áreas do rosto).

Inchaço disseminado

Os inchaços disseminados podem evoluir para várias partes do corpo e são causados por:

• Insuficiência cardíaca, renal ou hepática, patologias que ocasionam a retenção de líquidos e, consequentemente, deixam membros como as pernas, pés e mãos inchados;
  • Obesidade ou avanço da idade, devido a um processo de acúmulo de sangue na região das pernas e perda de massa muscular (auxilia no bombeamento do sangue de volta ao coração), o inchaço aparece pela manhã e pode ficar durante todo o dia;
  • Insuficiência venosa crônica, que geralmente ocorre pela presença de varizes ou com pacientes que apresentaram um quadro de coágulo anteriormente. Nesses casos, o acúmulo sanguíneo ocorre porque as veias se expandiram ou foram danificadas;
  • Gravidez, situação em que o inchaço acontece quando o paciente já está em um estágio avançado da gestação. Mas, se for muito recorrente, pode estar relacionado com a pré-eclâmpsia.

O que faz as veias não funcionarem corretamente?

Os fatores para o mau funcionamento de uma veia são diversos, desde fatores genéticos até o desenvolvimento de algum tipo de problema ao longo dos anos.

Quando um paciente tem histórico familiar de varizes, sua chance de desenvolver problemas nos vasos é muito maior do que uma pessoa que não apresenta esse antecedente.

Por outro lado, nem sempre o quadro está associado a um histórico familiar! Quando o paciente tem uma lesão no vaso ocasionada por um trauma, elatambém pode prejudicar o seu funcionamento. Assim como trombose venosa profunda e a obesidade, que dificultam a circulação e prejudicam sua função.

Por que as pernas incham?

As pernas ficam com edemas geralmente porque as veias das pernas não conseguem transportar de forma correta o sangue para o coração.

Essas veias doentes, causam refluxo venoso, dificultando a circulação do sangue nas pernas, que fica parado, provocando o inchaço nessa região.

Quais as causas do inchaço nas pernas?

Apesar de também atingir outras áreas do corpo, o inchaço se manifesta, na maior parte das vezes, nas pernas. Entre as causas mais comuns, estão:

• Veias doentes nas pernas: quando o paciente está com as veias doentes, ele apresenta diversos problemas nas válvulas internas dos vasos, o que dificulta a circulação do sangue nos membros inferiores e o retorno dele para o coração, causando o acúmulo sanguíneo nas pernas;
  • Trombose venosa profunda: a trombose venosa profunda promove a formação de coágulos dentro das veias mais profundas das pernas, bloqueando a circulação e o sangue não consegue voltar para o coração;
  • Gravidez: devido às várias mudanças físicas e hormonais que ocorrem durante esse período, a mulher pode apresentar inchaço, não somente nas pernas mas em outras regiões do corpo;
  • Ciclo menstrual: antes da menstruação o corpo da mulher pode inchar em diversas partes devido às alterações em hormônios como estrogênio e progesterona, que levam à retenção de líquidos;
  • Doenças dos rins: o mau funcionamento dos rins pode comprometer o processo de filtragem do sangue, favorecendo o acúmulo de líquido nas pernas e em outras áreas;
  • Doenças do coração: na insuficiência cardíaca, a circulação das pernas sofre uma sobrecarga de volume sanguíneo devido a incapacidade do coração em bombear adequadamente, consequentemente, o sangue fica acumulado nas extremidades do corpo;
  • Doenças de fígado: uma lesão no órgão hepático é responsável por prejudicar a produção de albumina, substância que, quando está em falta no organismo, pode causar inchaço na barriga e nas pernas;
  • Viagens longas: devido à falta de movimentação durante um período prolongado, a circulação não recebe estímulos suficientes para o seu pleno funcionamento, levando ao inchaço.

A causa só será descoberta após uma consulta médica e uma avaliação profunda, realizada com o auxílio de exames específicos. O diagnóstico após os resultados determina uma intervenção adequada e eficaz.

Como aliviar o inchaço nas pernas?

Apesar de ser um problema muito incômodo, o inchaço pode ser aliviado de diversas maneiras!

• Elevar as pernas: passar o final do dia com as pernas elevadas (acima da linha do seu corpo) auxilia no alívio do inchaço local. Essa ação favorece a circulação do sangue e o sistema linfático, fazendo com que o sangue, que antes estava acumulado nas pernas, comece a se locomover novamente pelo corpo;
  • Hidratar-se bem ao longo do dia: ingerir pelo menos 2 litros de água ao longo do dia ajuda a eliminar o excesso de líquido e de toxinas acumuladas no organismo, fazendo com que o inchaço melhore;
  • Diminuir o consumo de sal: o excesso de sódio favorece o acúmulo de líquidos no organismo, assim, favorece o inchaço das pernas;
  • Prática de atividades físicas: manter uma vida ativa é a forma ideal de estimular a circulação do sangue (ao fortalecer os músculos da panturrilha, que ajudam a impulsionar o sangue de volta para o coração) e o sistema linfático, evitando o acúmulo de líquidos no corpo, principalmente nos membros inferiores;
  • Drenagem linfática nas pernas: uma drenagem linfática manual estimula a circulação, não deixando o sangue se acumular e diminuindo o inchaço;
  • Uso de meias de compressão: esse tipo de meia ajuda a estimular áreas específicas da perna e estimulam o processo de bombeamento do sangue, que está presente na panturrilha, até o coração;
  • Manter uma alimentação saudável: evitar o ganho de peso ajuda a prevenir sobrecargas nos membros inferiores e o acúmulo de sangue nas pernas.

Como evitar o inchaço nas pernas em viagem de avião?

Viagens prolongadas, em que você não pode se movimentar e precisa passar muitas horas sentado, aumentam significativamente a propensão de inchaço nos membros inferiores.

Por isso, o ideal é que você conte com alguns cuidados nesse momento a fim de evitar o desenvolvimento de problemas circulatórios.

Os principais cuidados são:

• Levante e ande pelo corredor do avião a cada uma ou duas horas ou sempre que possível;
  • Utilize roupas largas e confortáveis, que não prejudiquem a circulação do sangue;
  • Se possível, peça para se sentar na primeira fileira ou próximo a saída de emergência, locais em que há mais espaço para movimentação das pernas;
  • Tente alongar os pés e dobrar os joelhos a cada meia ou uma hora para estimular a circulação;
  • Durante a viagem, ingira muito líquido e não ingira bebidas alcoólicas.

Quando devo procurar ajuda médica?

Quando o inchaço é muito limitante, procurar ajuda médica é fundamental. Até porque, em alguns casos, ele é o sintoma inicial de diversas doenças.

Assim, para iniciar uma investigação antes que o quadro piore, o ideal é que você conte com o apoio de um Cirurgião Vascular. Através de uma anamnese completa e exames clínicos, será possível identificar se há algum tipo de doença associada ao seu quadro.

E, como saber que é hora de visitar um médico? Você precisa estar atento aos indícios! Nesses casos, os sinais são:

• Inchaço prolongado;
  • Dor intensa;
  • Vermelhidão;
  • Calor na região do inchaço;
  • Pele brilhante;
  • Sensação de peso;
  • Inchaço que aparece repentinamente;
  • Inchaço que se espalha para outras regiões;
  • Sensibilidade na região;
  • Falta de ar;
  • Tosse com sangue.

Além disso, se você possui algum histórico familiar de doenças venosas, no coração, no fígado ou nos rins, tem algum problema pré-existente ou está grávida, é fundamental que você procure um especialista assim que apresentar os sintomas.

Como tratar o inchaço nas pernas?

O tratamento do inchaço depende totalmente do problema que está causando-o. Após o diagnóstico, os tratamentos são indicados, podendo envolver:

• Medicações que ajudam o organismo no processo de eliminação do excesso de líquido;
  • Reeducação alimentar para ajudar o paciente a evitar excessos;
  • Recomendações gerais para deixar as pernas elevadas por meia hora, quatro vezes por dia, a fim de reduzir o inchaço, ou para que o paciente use meias de compressão adequadas para o seu quadro.

DR CRISTIANO GALINDO

Cirurgião Vascular

CRM: 11.623 / RQE: 10.533 e 11.396

A minha atuação é focada no tratamento e nas cirurgias de varizes. Através de  tecnologias avançadas e modernas, minimamente invasivas e com rápida recuperação, posso oferecer aos meus pacientes uma experiência humanizada e de excelência.

Acredito que a chave para o sucesso está na combinação de uma abordagem personalizada, onde cada paciente é tratado de forma única, e na dedicação constante em proporcionar um ambiente acolhedor e confortável.

Av. Marcos Konder, 1207 – sala 85

Centro – Itajaí / SC