Há um equívoco comum relacionado ao tratamento da veia safena e seu impacto na saúde cardíaca. Muitos pacientes expressam preocupação sobre possíveis problemas cardíacos após o tratamento da veia safena, seja por endolaser ou cirurgia.
A veia safena, quando saudável, pode ser utilizada em cirurgias cardíacas, especificamente em procedimentos de ponte de safena. Nesses casos, a veia é removida e usada para contornar artérias coronárias bloqueadas, restaurando assim o fluxo sanguíneo ao coração.
Quando a veia safena está comprometida ela não é adequada para uso em cirurgias cardíacas. É preciso realizar o tratamento da safena para melhorar a qualidade de vida e evitar a progressão do quadro. A minha preferência é pelo tratamento com Endolaser feito em consultório – ele é minimamente invasivo, seguro e com rápida recuperação, e não interfere na função cardíaca. Além disso, é direcionado apenas às veias que já estão afetadas e não são mais úteis para a circulação eficiente ou qualquer outro uso médico.
Portanto, se você estiver com a safena comprometida, procure ajuda. Ignorar a condição não apenas piora os sintomas, mas também aumenta o risco de complicações.