A cirurgia de varizes com laser é uma técnica avançada e altamente eficaz para o tratamento de varizes, principalmente para aquelas com maior calibre como a veia safena e outras varizes mais grossas.
Durante o procedimento, uma fibra óptica é inserida na veia através de uma pequena incisão, e energia laser é aplicada para fechar a veia afetada. O calor do laser causa a colapso e consequente cicatrização da veia, desviando o fluxo sanguíneo para veias saudáveis.
Quando se trata de veias menores, a aplicação do laser ainda é possível, mas com algumas restrições. A eficácia do tratamento com laser para veias menores depende da capacidade da fibra óptica passar através dessas veias. Em muitos casos, veias menores podem ser tratadas com laser se forem suficientemente largas para acomodar a fibra óptica.
É por isso que na maioria dos casos, a cirurgia a laser precisa ser associada a outros tratamentos, como a escleroterapia e o laser transdérmico.
O plano de tratamento e todos os procedimentos envolvidos são decididos após uma avaliação completa, garantindo que todas as veias doentes sejam tratadas adequadamente.