Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, o estresse se tornou uma constante.

Estudos recentes têm demonstrado que a exposição prolongada ao estresse pode desencadear uma série de problemas de saúde, incluindo doenças vasculares.

O estresse crônico ativa o sistema nervoso simpático, responsável pela resposta de “luta ou fuga”, que prepara o corpo para enfrentar uma ameaça imediata. Esta ativação leva ao aumento dos níveis de adrenalina e cortisol no sangue, substâncias que, em excesso, podem causar danos ao longo do tempo. Um dos efeitos mais nocivos do estresse crônico é a inflamação crônica, que pode afetar diretamente os vasos sanguíneos, contribuindo para a formação de placas de ateroma e aumentando o risco de doenças como aterosclerose, hipertensão arterial e até mesmo infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

A inflamação crônica induzida pelo estresse também pode levar a alterações na função endotelial, que é a camada de células que reveste o interior dos vasos sanguíneos. Quando o endotélio é afetado, sua capacidade de regular a pressão arterial e garantir uma circulação sanguínea adequada fica comprometida. Isso não apenas aumenta o risco de obstruções e coágulos, mas também diminui a eficiência do fluxo sanguíneo para órgãos vitais.

Você pode adotar algumas ações para combater os efeitos do estresse na saúde vascular:

• Checkup vascular em dia;
  • Atividade física frequente;
  • Alimentação saudável;
  • Boas noites de sono;
  • Técnicas de relaxamento e meditação;
  • Psicoterapia.

Busque uma vida com menos estresse, não apenas como um benefício para sua saúde, mas como uma escolha fundamental para uma vida mais saudável.