Antes de iniciar o tratamento de varizes, eu avalio detalhadamente o histórico do paciente que teve trombose e levo em consideração alguns fatores para então indicar a melhor opção de tratamento.
- Avaliação Individual: Cada caso é único. É necessário avaliar a gravidade da trombose anterior, o tempo decorrido desde o episódio e outros aspectos da saúde do paciente.
- Estabilidade da Saúde: É fundamental que o paciente esteja em um estado de saúde estável antes de qualquer procedimento para varizes, ou seja, não pode estar com a trombose aguda e tomando anticoagulante.
- Exames: é preciso realizar o Ultrassom com Doppler para verificar se já houve recanalização da trombose, ou seja, se o organismo já recuperou o fluxo da veia afetada.
- Acompanhamento Médico: Pacientes que tiveram trombose necessitam de acompanhamento médico regular para monitorar sua condição. Esse acompanhamento é igualmente importante durante e após qualquer tratamento para varizes.
Em muitos casos, é possível aliviar os sintomas das varizes com segurança, mas a abordagem precisa ser personalizada para atender às necessidades e ao histórico de saúde de cada paciente.