As varizes podem variar em termos de tamanho, localização, sintomas e gravidade. Isso significa que cada caso é único e deve ser tratado com tal.

Conheça os 3 tipos de classificação:

  • Telangiectasias ou Vasinhos: são pequenos vasos sanguíneos dilatados que aparecem perto da superfície da pele. Eles são geralmente vermelhos, roxos ou azuis e podem se assemelhar a teias de aranha ou ramos de árvores. Geralmente não causam dor, mas podem ser gerar um desconforto estético para algumas pessoas.
  • Varizes Reticulares ou Microvarizes: possuem de 1-3mm e têm uma aparência azulada ou esverdeada. Podem indicar um problema subjacente nas veias e, se não tratadas, o quadro pode ser agravado.
  • Varizes Tronculares: são veias maiores e mais dilatadas, muitas vezes protuberantes, que podem causar dor, inchaço e desconforto nas pernas. Possuem mais de 3mm. Elas surgem devido a um mau funcionamento das válvulas, o que leva ao acúmulo de sangue e ao alargamento das veias. As varizes tronculares podem causar problemas de saúde mais significativos.
Como podemos ajudar?