👉Todo paciente com varizes se preocupa com a evolução do quadro para uma cirurgia. Hoje, com o avanço das técnicas, a cirurgia, quando bem indicada, se apresenta como uma opção segura e eficaz.
Temos dois principais tipos de cirurgia:
✔️Cirurgia Convencional: a veia safena é retirada através de uma incisão na virilha e outra na perna. É indicada para varizes calibrosas e apresenta pós-operatório mais prolongado, cerca se 20 a 30 dias;
✔️Termoablação com Endolaser ou Radiofrequência: através de uma pequena incisão na pele, uma fibra é introduzida dentro da veia safena, cauterizando-a. Apresenta rápida recuperação.
👉A Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular, em seu guideline de 2022, apontou que os resultados da cirurgia de termoablação são superiores se comparados à cirurgia convencional ou por espuma, com nível de evidência 1A, que é o mais forte e robusto.
😉A definição do melhor método é feita pelo Cirurgião Vascular, que avalia o calibre das varizes, o grau de comprometimento, a comunicação com varizes internas, a presença de comorbidades, o aspecto da pele e o quanto a condição impacta a vida do paciente.